16 abril, 2007

O mix que é Dóris

Perfil de Dóris Giésse - Antes de ingressar na televisão, estudou Pedagogia na Unicamp e Filosofia na PUC, formada como bailarina clássica pela Royal Academy of Dance de Londres, aprimorou-se no Julliard School of New York e integrou o grupo de ballet Cisne Negro e a Companhia de ballet Stagium nos E.U.A. Como modelo estampou capas das principais revistas do país, como Vogue, Nova, Playboy, Claudia e Veja São Paulo. Atuou em grandes campanhas publicitárias (H. Stern, Melitta, Axe e outras) e estrelou treze peças publicitárias simultaneamente, recorde imbatível até hoje[1]. No cinema protagonizou o filme Sonhos de menina moça.

Iniciou sua carreira na televisão nos anos 80, aparecendo pela primeira vez como uma das modelos da abertura da novela Brega e Chique, em 1987, e tendo seu primeiro destaque na apresentação do Jornal de Vanguarda, em 1988, na Rede Bandeirantes. Dona de uma beleza incomum para os padrões brasileiros, em 1990 foi contratada pela Rede Globo, como apresentadora do Fantástico.

Ganhou um programa próprio em 1991, o Doris para Maiores, que foi o embrião do que seria no ano seguinte o Casseta & Planeta, Urgente!. Na época Doris ganhou o apelido de "andrógina", pelos cabelos curtos e voz grave, principalmente quando desempenhava o papel da andróide Dorfe neste programa.

Depois de uma breve passagem pelo SBT, entre 1994 e 1995, na qual apresentou o SBT Repórter e o TJ Brasil, em 1997 deu luz a gêmeos e em seguida foi contratada pela Rede Record, onde apresentou, em 1998, a primeira fase do Fala Brasil.

Atualmente Doris tem um site em que oferece serviços de consultoria jornalística e apresentação de eventos e um blog no qual posta poemas de sua própria lavra. Retornou à carreira de modelo recentemente, tendo participado do São Paulo Fashion Week.

Na manhã de 15 de abril, Dóris caiu do oitavo andar de um prédio da Rua Apinagés, em Perdizes, São Paulo. Sobreviveu por ter a queda amortecida por um teto de zinco. Segundo sua assessoria de imprensa, ela caiu enquanto tentava resgatar seu gato. Porém, em 2002, no programa de Márcia Goldsmith, ela confessou que já pensara em suícidio, pois sofria por causa do marido e da falta de oportunidades na área artística.